Páginas

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

HISTORICO

A história da Economia Solidária na cidade de Itajaí começa com o grupo Fio Nobre, hoje uma cooperativa, no ano de 1997. A partir deste grupo e principalmente com o apoio do Centro de Direitos Humanos inicia-se um processo de organização e fomento desta outra forma de economia na cidade.
Em 2005, com parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego e Renda (SEDEER) inicia-se o projeto do Centro Publico de Economia Solidária de Itajaí (CePESI), contando com a colaboração da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES/MTE) e da Fundação Banco do Brasil.
Em 2006 somam-se esforços da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) com a colaboração do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), através do PROJETO PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA INCLUSÃO PRODUTIVA DE JOVENS.
Enfim, o CePESI foi inaugurado em fevereiro de 2007 tendo por objetivo ser um espaço onde tanto produtores quanto consumidores possam conhecer e participar das redes de colaboração solidárias. A comercialização de produtos e serviços, a mobilização social (apoio na organização de grupos e realização de feiras e eventos), a formação e qualificação profissional (cursos e oficinas), a arte e a cultura são alguns dos nortes que orientam as ações do CePESI.
Atualmente, tanto a área urbana como a rural tem empreendimentos econômicos solidários parceiros ao CePESI. Participam aproximadamente 20 Empreendimentos do Vale do Itajaí e também de outros estados. Destaca-se entre seus produtos e serviços: fitoterápicos, vestuário em algodão orgânico e acessórios, bolsas em fibras naturais, lonas, tear e ecológicas, produtos agroecológicos da agricultura familiar (geléias, mel, conservas), bio-jóias (bijuterias com sementes), artesanatos diversos, tapeçarias, acesso a internet e gráfica rápida, restaurante (gastronomia lacto-vegetariana)e lanchonete, atendimento jurídico na área de direitos humanos e apresentações de grupos culturais. Importante salientar também que o CePESI tem servido a realização de eventos como o Encontro Estadual de Centro de Direitos Humanos, Festival Nacional de Música de Itajaí, seminários promovidos pelo SEBRAE, atividades do Ponto de Cultura de Itajaí, assembléias do Fórum Catarinense de Economia Solidária, reuniões do Fórum da Agenda 21 Local, entre outros.



Um comentário:

  1. Amiga querida;seja muito bem vinda ao meu cantinho!!
    Precisando de alguma coisa da amiga aqui....é só deixar recado,tá?
    Um beijão de boas vindas da amiga Cátia.
    http://catiaartesmanuais.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante!
Agradecemos sua visita ao nosso Blog!